Pequenos Chefs

O MAIOR ENSINAMENTO!

O MAIOR ENSINAMENTO!

Cozinhar, além de ser uma brincadeira divertida para as crianças, é também uma forma delas aprenderem coisas importantes como organização, higiene dos alimentos, matemática (pois precisam medir, pesar e dividir os ingredientes) e ampliar o paladar, conhecendo novos alimentos e novos sabores.

Cozinhar também pode ser uma boa solução para incentivar a criança a comer, já que após o preparo elas costumam experimentar os pratos, daí a importância de ensinar seu filho receitas saudáveis e nutritivas.

Qual a idade para começar? Não há uma idade determinada, mas é importante ficar claro que o fogão e os objetos da cozinha são responsabilidade do adulto. A complexidade das receitas também deve observar a idade da criança. Geralmente com 5 anos a criança começa a gostar de fato da função. Depois de ser alfabetizada, quando já pode ler as receitas, a brincadeira fica ainda mais legal, pois além da maior independência que a criança já possui, também incentiva a leitura.

Com 6 ou 7 anos, não lembro bem, ganhei um livro de receitas chamado “Broto Forno & Fogão”que era a coisa mais querida do mundo – aliás continua sendo, pois ainda tenho e ainda uso! As receitas além dos “ingredientes” e do “modo de fazer” também prevêem os “utensílios” que você terá que utilizar no preparo, facilitando a organização para o preparo das receitas e evitando que a gente tenha que correr atrás de um ou outro utensílio quando já está – literalmente – com a “mão na massa”.

Eu adorava fazer as receitas de biscoitinhos deste livro. E a brincadeira não acabava na cozinha, eu colocava eles em saquinhos plásticos com lacinhos de fitas coloridos e brincava de “lojinha”, vendendo eles na frente de casa numa “banquinha” que montava com uma amiguinha. Com o passar do tempo já tinha até uma freguesia – tios e tias que faziam encomendas – e eu achava aquilo o máximo!

Então está esperando o que?  ‘bora para a cozinha com seus pitocos!

P.S. Postei no meu outro blog – o “Coisinhas de Casa” – uma receitinha formidável de bolachinhas para fazer com as crianças!  Vai lá conferir : Bolachinhas de Queijo

Para meninos também!!!!!!!!!!!!!!!!

Para meninos também, é claro!!!!!!!!!!!!!!!!

3 Comentários

Arquivado em Alimentação, Brincadeiras, Diversão

3 Respostas para “Pequenos Chefs

  1. Julia P. Lima

    Malu, livros e receitas são comigo mesmo. Já encomendei o livro para a Ana Paula no sebo. Chegando te aviso. Bjs Julia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s