Estudo israelense demonstra que mel é bom para tosse de crianças e melhora o sono noturno

Muito mel depois dessa água!

Muito mel depois dessa água!

Segundo estudo publicado no PEDIATRICS (Official Journal of The American Academy of Pediatrics – APP) na edição de agosto de 2012, o mel oferece alívio dos sintomas da tosse noturna das crianças e melhora a qualidade do sono.

Aproximadamente 300 crianças de 1 a 5 anos de idade que estiveram em clínicas pediátricas israelenses com infecções respiratórias foram submetidas a um estudo randomizado* que consistia em dar uma dose de 10g de mel ou placebo 30 minutos antes da hora de dormir. Os pais destas crianças preencheram questionários antes do estudo randomizado e depois do tratamento e verificou-se uma melhora maior naquelas tratadas com o mel. Os sintomas adversos foram os mesmos nos dois grupos.

Os pesquisadores especulam que uma interação entre as fibras que controlam a tosse e aquelas que experimentam doce produzem um efeito “anti-tosse” e concluiram que o mel pode ser considerado um tratamento natural e eficaz para a tosse noturna de crianças maiores de um ano de idade.

*ESTUDO RANDOMIZADO:  é, grosso modo, um estudo individual, longitudinal, de intervenção, controlado e com alocação aleatória (“random”= aleatório). Também chamado “Estudo Duplo Cego”, pois o paciente e o médico não sabem qual grupo está com o placebo e qual com a medicação real, o que é de conhecimento apenas do organizador do estudo. É considerado padrão ouro (melhor tipo) dos estudos de fatores.

Link da fonte:

http://pediatrics.aappublications.org/content/early/2012/08/01/peds.2011-3075.abstract

Deixe um comentário

Arquivado em Saúde, Sono

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s