Cronograma Gestação – Atualizado e prático!!! Semanas x Meses

Você engravida pela primeira vez e o médico só fala em semanas de gravidez, você se acostuma e acaba pensando em semanas, mesmo porque são elas que delimitam as datas das ecos e dos exames. Enquanto isso as pessoas lhe perguntam sempre: quantos meses? Pois é, com essa tabelinha a mão, seus problemas acabaram! É só dar uma rápida espiada e responder na hora! Como dizia uma professora minha com seu inconfundível sotaque: “Prrrrático, non???”

___________________________________________________________________________________________________________________________

Já escrevi sobre isso quando surgiram as perguntas da minha prima, que na época estava grávida da Luiza e fiz um pequeno Cronograma com a previsão da semana certa para cada exame, que vale a pena transcrever aqui de forma mais atualizada.

Eu separei por meses, colocando a semana corrspondente, sempre iniciando no domingo e de acordo com a provável data da concepção. No meio do caminho troquei para quinta, pois mudou a tal da “provável data da concepção” que é calculada pelo obstetra com uma régua redonda. Sim, com uma régua re-don-da!!! Observem nas consultas pré-natais, eles usam uma régua redonda!!! É, essa régua é impossível de ser operada por um ser humano qualquer e também não é em qualquer cursinho que se aprende, para usar isso tem que fazer 6 anos de medicina e mais tantos de residência!

Por isso não tente ficar adivinhando a “data da concepção”, invente alguma coisa quando alguém perguntar (sempre tem alguém que pergunta) e deixe esse trabalho para o médico!

A dúvida que assolava a Pizuzuca na época e é também a pergunta de muitas mães era sobre qual a melhor época para realizar a ECO 3D. Achei nas minhas anotações o seguinte: depende do que se quer ver! Se for o corpo inteiro, melhor até o 3º/4º mês da gestação (12ª/18ª semanas); se for o rostinho entre o 5º/7º mês (22ª/26ª semanas). Eu me amarrei para fazer e acabei fazendo só na 30ª semana, deu para ver o rostinho, mas tive que repetir a ECO, contando com a paciência e boa vontade do médico-ecografista, o Dr. Paulo da Clínica Seguir! Foi bem legal ter feito, toda a família curtiu.

Quanto ao cronograma é só recortar, colar e adaptar ao seu caso!

Qualquer sugestão de acréscimo ou correção, me enviem, please!

Fevereiro 2010

DOM

Semana

07

 Provável data da concepção (segundo os 1ºs cálculos da régua redonda!)

14

21

28

Março

DOM

Semana

07

14

Confirmação da gravidez  pelo exame de Beta HCGDia15 – 1ª Consulta Pré-Natal  + Eco confirmação da gravidez (aparece um saquinho com a sementinha dentro, se a gravidez for múltipla aparecerá mais saquinhos ou mais sementinhas dentro dos saquinho)Dia 18 – Comecei a fazer drenagem (2 vezes por semana), afinal a mamãe também tem que se cuidar!

21

28

Dia 29 – 2ª Consulta Pré-Natal (Dr. Eduardo) + Eco com batimentos
cardíacos   6 semanas e 5 dias – CHOREI MUITO, É EMOCIONANTE! Ouvir os batimentos cardiácos do bebê é demais!Dia 30 – VACINA H1N1 – fiz e recomendo!

Abril

QUI

Semana

08

Dia 12 – Ecografia de rotina

15

22

10ª

INICIA FASE FETAL – A coisa começa a ficar séria, você agora tem um FETO!

29

11ª

3ª Consulta Pré-Natal29/04 – ECO – Translucência nucal (TN) – O exame de translucência nucalé feito entre a 11ª e a 13ª semana de gravidez. Por ser um exame  simples e não   invasivo, que não representa riscos à mãe ou ao bebê, a TN deve ser realizada rotineiramente no pré-natal em todas as grávidas.A TN revela se há acúmulo excessivo de líquido na região da nuca do feto, o que pode aumentar o risco do bebê ter uma alteração cromossômica, mal-formações ou alguma síndrome genética.

Somente a partir do cálculo desse risco é necessário verificar a necessidade de se realizar exames mais  invasivos (como a amniocentese) para se ter a certeza do diagnóstico, possibilitando  tratamento mais específico e o   aconselhamento genético para o casal sobre as possíveis anomalias do seu bebê.

Outras vantagens da TN é proporcionar a verificação mais acurada da idade gestacional da mulher, facilitando o acompanhamento do  crescimento fetal.

Para saber mais sobre Translucência Nucal (TM): http://guiadobebe.uol.com.br/translucencia-nucal/

Para saber mais sobre exames invasivos:

http://bebe2000.com.br/gestacao/acompanhamento-medico/exame-invasivo/

Maio

QUI

Semana

 12ª-18ª Semanas: melhor época para fazer a ECO 3D do corpo inteiro

06

12ª

13

13ª

20

14ª

FECHA 1º TRIMESTRE: É nessa fase que cessam os enjôos para quem tem enjôo. Passando os 3 primeiros meses também os riscos de aborto, má-formação, etc. caem drasticamente, ou seja, a partir daqui, por favor, relaxe e aproveite a gravidez!Ahhh, também já pode fazer exercício! Numa determinada época da gravidez eu troquei a academia pela hidro para gestantes e foi maravilhoso, pois além de um exercício super seguro você convive com outras mulheres na mesma situação e recebe orientações, o que é ótimo para as mães de 1ª viagem!Hidro gestante : www.acqualita.com.br

22/05: Descobrimos o sexo! É ótimo, pois já dá para conversar com ele chamando pelo nome!

27

15ª

Junho

QUI

Semana

3

16ª

08/06: ECO de rotina

10

17ª

17

18ª

 15/06: Consulta pré-natal

24

19ª

24/06: ECO Morfológica (fiz na Seguir com o Dr. Paulo, ótimo e recomendo)

Julho

* Eletrocardiograma fetal: fazer entre a 20ª e a 28ª semanas

QUI

Semana

1

20ª

8

21ª

 8/7: Consulta pré-natal

15

22ª

 A partir daqui até a 26ª semana é a melhor época para fazer a ECO 3D do rostinho do bebê

22

23ª

29

24ª

Agosto

QUI

Semana

5

25ª

 09/08: Consulta Pré-Natal

12

26ª

19

27ª

 20/08: ECOCARDIOGRAMA FETAL – importante e imprescindível! Fiz com a Dra. Patrícia Barrios do Moinhos, perfeito, recomendo muito! Era inverno e ela esquentou aquele gelzinho que vai na barriga! Uma atitude simples e que deixa a vida da gestante tão melhor! Só uma mulher (que já passou pela mesma situação) para se dar conta do desconforto que é aquele gel gelado na barriga no auge do inverno!

26

28ª

FECHA 2º TRIMESTREAi meu Deus, passa rápido demais!

Setembro

QUI

Semana

2

29ª

 02/09: consulta pré-natal

9

30ª

 14/09: Fiz a ECO 3D/4D com o Dr. Paulo da Clínica Seguir, foi ótimo. A ECO 3D é só para ver o rostinho do bebê, clinicamente é dispensável e por isso a maioria dos planos de saúde não cobrem. Mas não é cara e é um barato para a família ver aquela foto e as imagens (o 4D é o “filme” da ECO) e ficar achando parecido com um ou outro. Eu tive que repetir a ECO 3D, pois no primeiro dia o Pedro se escondeu. Não me cobraram nada a mais por refazer o exame.

16

31ª

23

32ª

30

33ª

Outubro

QUI

Semana

7

34ª

14

35ª

 16/10: CHÁ DE FRALDAS – Não deixe para fazer muito tarde o chá, 35 semanas, na minha humilde opinião, é o limite. Você já estará enorme e depois disso começa a ficar desconfortável ficar muito tempo “ACORDADA” e “DE PÉ”!

21

36ª

CURSO DE GESTANTES – fiz no Hospital Moinhos (Unidade Iguatemi) e foi ótimo. Muito esclarecedor. Foram 6 aulas, 3 em cada semana, com direito a intervalo e lanchinho! Eba! Depois nos levam para conhecer a maternidade e ter uma idéia de como será o “grande dia”.

28

37ª

 CURSO DE GESTANTES

Novembro

QUI

Semana

4

38ª

 A partir da 38ª semana as consultas ao obstetra começam a ficar cada vez mais freqüentes até a data do nascimento do bebê. Na semana que o Pedro nasceu cheguei a ir dia sim, dia não!

11

39ª

18

40ª

 17/11/2010: NASCIMENTO!!!Cheguei a marcar a cesariana para o dia 19, sexta, pois o Pedro estava grandão e os médicos entenderam melhor não ultrapassar 41 semanas, mas acabei entrando em trabalho de parto na quarta-feira, dia 17, e apesar de ficar horas em trabalho de parto sem anestesia e com todas aquelas dores que nos avisam, só tive dois dedos de dilatação. Quando ele e eu estávamos sofrendo, fiz uma peridural e em 10 minutos estava com o fofucho no colo! Não tive nem tempo de lamentar não ter conseguido o parto normal! Ahh, a amamentação? Foi ótima e estabeleceu-se de forma perfeita desde o início, ou seja, não acredite que quem faz cesárea não “desce” o leite, isso é lenda!

25

41ª

 

3 Comentários

Arquivado em Cronograma da Gestação, Gestação

3 Respostas para “Cronograma Gestação – Atualizado e prático!!! Semanas x Meses

  1. Pri

    essa tabela me ajudou muito…..
    eu ja estava ficando desesperada sem saber quantos meses estou….resumindo estou de sete meses achando que estou de 6…rsrsrs

  2. Camila

    Amei a dica da tabela,sempre me perco com as semanas..

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s