Dica: Roupas de gaúcho para festas juninas para crianças

Essa dica já vai com atraso, pois como a festinha de São João da Escolinha do Pedro será apenas no dia 29 de junho acabei me amarrando para “pilchar” o rapaz! Sim, aqui no Rio Grande do Sul usamos muito a “pilcha” (indumentária do gaúcho) para as festas de juninas, assim como nos demais estados se usa a roupa do caipira.

Para compor o visual do Pedro, passei nas seguintes lojas e recomendo:

* Tchê – Casa do Gaúcho (Rua Alberto Bins, 535, Loja 2, Centro, Porto Alegre/RS – bem em frente ao Hotel Plaza e um pouco antes da Igreja São José): tem TUDO para o gaúcho e souvenirs do sul. Em todos os tamanhos. Comprei o chapéu e a guaiaca que foram as peças que deram um toque fofo ao “look” do moço.

*Brechó Passa Passará (5ª Avenida Center – loja 17 e 18, Rua Mostardeiro, 120 – Porto Alegre/RS) – brechó de roupas e objetos para bebês e crianças. É uma baita dica não apenas para pilchas. Além de lindas bombachas e vestidos de prenda maravilhosos, há também tudo ligado ao universo do bebê, objetos e roupas. As coisas são semi-novas e com preços ótimos, tudo bem cuidado e tem ESTACIONAMENTO NO SUBSOLO. Eles também recebem mercadorias. Depois escrevo um ‘post’ especial sobre isso.

Quanto ao Pedruca, comprei uma bombacha, um chapéu e uma guaiaca e coloquei uma camisa branca. Estou atrás do lenço colorado e as botas não deram muito certo. As botas de gaúcho não ficaram muito confortáveis nos pézinhos gordinhos do rapaz, apesar de serem uma gracinha. Então deixei um tênis mesmo, tentando parecer uma alpargata.

Na realidade a pilcha masculina completa requer:

  • Bombacha: a calça larga geralmente (a largura pode variar de acordo com a região do estado) com “favos” nas laterais e que para as festas pode ser em cores claras, além das pretas e sóbrias usadas no “dia-a-dia” da lida camprestre.
  • Camisa: cores sóbrias ou claras, com padrão liso ou riscado discreto com gola esporte ou social. Mangas curtas para ocasiões informais ou de lazer e longas para eventos sociais-formais.
  • Lenço: atado ao pescoço, geralmente na cor vermelha (encarnada), podendo ser até preto (em caso de luto). Os nós podem variar também dependendo da região e do gosto pessoal do usuário.
  • Botas: pretas, marrons ou no máximo beges. Branca jamais, salvo de for a gaúcha Xuxa!
  • Guaiaca: cinto largo com bolsinho para guardar moedas, palhas e fumo, cédulas, relógio e até pistola. Nunca, jamais, cinto com fivelão na frente, estilo ‘cowboy’. No caso do Pedro utilizamos para guardar o bico e o Hipoglós!!!
  • Colete: opcional, fica uma graça nos pequenos!
  • Chapéu e barbicacho: para proteção contra o sol. Não é recomendado o uso do chapéu em lugares fechados, afinal o gauchinho deve ser ensinado desde cedo as boas maneiras! Eheheh
  • Faixa: tira de pano, preferencialmente de lã, usada na cintura com o propósito de prender a bombacha.

***DICAS DAS LEITORAS (após publicar recebi as seguintes dicas ótimas que valem ser compartilhadas):

– Confecções Gaudério (Rua Luiz Cosme, 425, Passo d’ Areia: desce toda a Anita Garibaldi, no final passa a ponte e dobra à direita e estaciona. Não tem estacionamento, mas pode estacionar na frente sem perigo. Tem de tudo. Pronto ou confeccionam sob encomenda, eles tem tecido. Julia, Porto Alegre/RS

– Para quem quiser ir de caipira na festa: camisas de flanela xadrez das lojinhas da Azenha estão uma barbada, para completar o look, uns remendos nas calças jeans e um chapeuzinho de palha… Carolina, Porto Alegre/RS

Orgulho da Vovó e da Mamãe

Orgulho da Vovó e da Mamãe

Na falta de cavalo, vamos de bike!

Na falta de cavalo, vamos de bike!

Preparando o carreteiro

Preparando o carreteiro

Cowboy?

Cowboy?

Conversando com a prima Dotty

Conversando com a prima Dotty

Com papai

Com papai

5 Comentários

Arquivado em Brechós Infantis, Compras, Datas Importantes, Dica, Festinha, Lookbook do Pedro

5 Respostas para “Dica: Roupas de gaúcho para festas juninas para crianças

  1. Ana

    Não é costume usar pilcha em festa junina no RS. Isso quem faz são mães que não entendem a cultura e misturam as festas. Graças a Deus parece que as mães estão se informando melhor ultimamente. Festa junina é uma coisa, Revolução Farroupilha é outra coisa.

  2. Claudia L

    Nossa!!
    Como as pessoas escrevem bobagens sem medo de ser feliz.
    Pelo visto costume e cultura não são o forte da entendedora que postou antes de mim.
    Dê uma olhada nessa reportagem com tradicionalistas e historiadores e reflita querida: http://glo.bo/LrOQ12.
    Malú, adorei o medelito do PIMPOLHO!!! Coisa mais linda!!
    Parabéns

    Claudia

    • Oi Cládia! Obrigada, eu sou suspeita mas AMEI o Pedruca de gauchinho! Adoro essas oportunidades e vejo que eles – seja de gauchinhos ou de sertanejos – também curtem muito! Tua resposta está perfeita e traz essa reportagem que esclarece tudo. O convívio harmônico e o ensino e respeito às diferentes tradições desse nosso Brasilzáo só tem há acrescentar a nossos pequenos e a nós próprios! Beijocas!

  3. Grazielle Amaral

    Achei lindo.

    Será que você consegue uma bota nº 25 e um chapeu deste usado …. para mim …. e enviar via correio??? meu filho tem 3 anos e está estudando a cultura do Sul do Brasil. Um abraço.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s